-
Arquitetos: ANARCHITECT
- Área: 500 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Fernando Guerra
-
Fabricantes: ANARCHITECT, Auodesk, AutoDesk, Corten, Delta Light, Kohler, Manital, Parklex Prodema, Roda, Trimble
Descrição enviada pela equipe de projeto. Situado próximo ao Monte Alvaah, o Al Faya Lodge é a mais nova estrutura da Sharjah Collection, uma luxuosa rede de hotéis boutique dos Emirados Árabes Unidos. Implantado em meio ao histórico deserto vermelho, poucos quilômetros ao norte de Dubai, o Al Faya Lodge é um opulento retiro espiritual propositadamente construído próximo a primeira jazida de petróleo encontrada no emirado de Sharjah.
O projeto foi encomendado à Jonathan Ashmore, arquiteto responsável e fundador do escritório ANARCHITECT, com sedes em Dubai e Londres. Apesar de seu programa simples, um hotel e um restaurante, o Al Faya foi construído sobre duas construções existentes dos anos 60, estruturas térreas construídas em pedra e anteriormente ocupadas como uma clínica e mercearia.
Como boa parte das estruturas existentes encontravam-se em boas condições, os arquitetos decidiram por mantê-las, introduzindo novos elementos e espaços que contrastam fortemente com as características dos edifícios originais. O aço corten é o elemento simbólico do Al Faya, aquele que introduz as novas camadas e estruturas que abrigam os programas do hotel e do restaurante.
Separando o pré-existente do contemporâneo, os arquitetos chamam a atenção para as qualidades originais dos edifícios existentes, estruturas que abrigam e acolhem a nova arquitetura e os novos programas do hotel butique.
Jonathan Ashmore, comenta que as condições climáticas estremas do deserto induziram a equipe de projeto a considerar a massa do edifício existente como uma qualidade fundamental de sua arquitetura, uma parede protetora e um abrigo que acolhe e abriga o novo edifício, construído com materiais mais leves e modernos.
Edifícios no deserto também encontram-se expostos a tempestades de areia e baixas temperaturas à noite. A construção original de pedra em conjunto com as novas paredes de concreto funcionam como massa térmica para melhor proteger os espaços interiores da variação de temperatura durante o dia e a noite.
Acabamentos como o aço corten e a madeira funcionam como uma segunda fachada, acrescentando refinamento e precisão ao projeto, destacando os novos elementos inseridos como a cobertura, os brises e os decks das varandas.
O Lodge abriga um moderno e renomado restaurante além de uma sala de recepção, uma biblioteca e um terraço. A estrutura do hotel boutique conta com cinco quartos individuais, todos eles equipados com um skylight que permite aos hóspedes observar a beleza do céu estrelado do deserto a partir do conforto de suas camas. Além disso, um dos quartos conta ainda com um amplo terraço exclusivo na cobertura. Próximo a estas duas estruturas encontra-se o edifício do SPA, aonde os visitantes podem acessar uma piscina de água salgada ao ar livre e um centro completo de saúde e bem estar.
Na outra extremidade do terreno está implantado o edifício de acesso e recepção, o qual conta ainda com uma sala de jantar, um terraço ao ar livre, uma lareira e um terraço panorâmico na cobertura.
O projeto do Al Faya Lodge foi um tremendo desafio para os arquitetos do ANARCHITECT, um escritório com vasta experiência em projetos de baixo impacto ambiental. Eles consideraram materiais disponíveis na região além de elementos que efetivamente pudessem responder as condições extremas do clima árido do deserto.
Os edifícios do Lodge, do Spa e do Restaurante podem ser acessados a partir de um percurso interno que os conecta e permite aos visitantes circular livremente pela propriedade. O Al Faya, assim como a histórica bomba de extração de petróleo, é o mais novo elemento de referencia nesta paisagem desértica e despovoada, um retiro que convida os visitantes a parar e apreciar a beleza da natureza e da noite estrelada do deserto vermelho de Dubai.